tratamento atm

O que é a ATM?

A disfunção da Articulação Temporo - Mandibular (ATM) é uma condição que provoca dor e disfunção nas estruturas que controlam o movimento da mandíbula (abrir e fechar a boca) e atinge entre 12 a 33% da população mundial sendo mais frequente no sexo feminino.

Os sintomas são variados e facilmente confundíveis com outras patologias: dor na região da ATM (articulação que se sente imediatamente à frente do pavilhão auditivo), dor ao mastigar alimentos, dificuldade em abrir e fechar a boca, estalidos articulares, bruxismo (ranger os dentes), dor irradiada para a face e pescoço, cefaleias, alteração no encaixe entre as arcadas dentárias.

A intervenção nesta condição, devido à sua complexidade, deverá ser multidisciplinar, integrando diversos profissionais como Médico Dentista, Médico Fisiatra, Osteopata, Fisioterapeuta, Terapeuta da fala, aumentando significativamente as possibilidade que recuperação da condição.factores que influenciam a oclusão dental

A ATM é uma articulação que para funcionar de modo correto e não sofrer qualquer tipo de sobrecarga, necessita de uma harmonia entre a articulação direita e a articulação esquerda, sendo que estas devem mover-se em sintonia. Para isso ela depende do seu complexo sistema muscular, do encaixe da arcada dentária superior com a arcada dentária inferior e da integridade das suas articulações (cápsula articular, menisco e ligamentos).

Quando algum destes componentes entra em disfunção seja um desequilíbrio muscular, alteração a nível dos dentes ou um compromisso das suas articulações, este complexo articular terá de adaptar-se a essa disfunção.

Se o problema se mantiver ao longo do tempo ou se somado a isso já existem outras alterações, como por exemplo alterações a nível da coluna cervical, poderá dar inicio à sintomatologia do paciente.

O que é o bruxismo?diagrama bruxismo

É a condição em que o paciente range os dentes quer seja durante a noite ou durante o dia. Esta patologia pode manisfestar-se tanto em crianças como em adultos. As causa são multifactoriais, pelo que esta condição pode resultar de um desalinhamento entre os dentes com encaixe não adequado, de um estado emocional relacionado com ansiedade, angústia, stress, etc., alterações na biomecânica da ATM ou por tensão muscular na região cervical ou craniana que se repercute com tensão nos músculos da mastigação. Em adultos a situação tende a cronificar-se mas, se o acompanhamento for o correcto e a abordagem tentar colmatar as diversas causas do problema, poderemos ter ganhos significativos em saúde, relativos a esta condição.

 

Como a Osteopatia e a Terapia Manual me pode ajudar?

Como vimos os problemas da ATM não se resumem só à própria articulação e, como tal, a avaliação tem de ser feita de forma global, passando pela avaliação da postura do paciente, coluna vertebral (com especial atenção à coluna dorsal alta e cervical), crânio, hioide, e ATM. A postura é de suma importância porque a ATM, juntamente com o sistema estomatognático, é um dos principais "sensores" que influenciam a nossa atitude postural.osteopatia tratamento ATM

Através de sessões de Osteopatia, Terapia Miofascial, Terapia Manual e exercícios terapêuticos, daremos movimento às estruturas relacionada com a ATM com mobilidade limitada e equilibraremos a postura e o sistema crânio-mandibular com a intenção de reduzir a dor, o desgaste articular e melhorar a mastigação e a fonação.

Esta abordagem vai complementar o trabalho realizado pelo seu Médico Dentista, indo de encontro ao objectivo terapêutico estipulado.

 

 

1713875-inline2

Drawing (14)

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem